
CAPELA NOSSA SENHORA DAS DORES
CAPELA NOSSA SENHORA DAS DORES
HISTÓRICO

Brasão da Capela
A Capela Nossa Senhora das Dores foi construída no ano 1926 por Antônio Feliciano Alves de Lira, conhecido por Antônio Genuíno e tem como data de inauguração o dia 14 de agosto. É a primeira Capela erguida em solo umariense.
De acordo com relatos das pessoas, Antônio Genuíno participava das missas em Bom Jardim, João Alfredo e Orobó a pé e resolveu construir a capela para que o padre pudesse vir para mais próximo do povo. Naquela época a capela compunha a Paróquia de Santa Ana de Bom Jardim e as missas eram celebradas pelo padre Antônio Gonçalves.
O padre Antônio Gonçalves vinha celebrar a missa de manhã, almoçava na casa de Antônio Genuíno e ali descansava por um pouco de tempo. Quando o sacristão o lembrava do horário para voltarem a Bom Jardim o reverendo dizia que estava no descanso e isso deu um novo nome à capela que ficou sendo chamada Capela do Descanso.
Depois, os padres começaram a vir de Surubim, o que nos leva a acreditar que a capela passou a jurisdição da Paróquia de São José de Surubim que tinha como pároco Monsenhor Luiz Ferreira Lima. Com a criação da Paróquia São Sebastião de Surubim, a capela entrou em sua jurisdição até a data de hoje. Tem como pároco, o padre João Santana da Silva e como vigários paroquiais, os padres Geraldo Oliveira e Luiz Gonçalvez.
Dentre os momentos fortes de trabalho pastoral destacam-se as celebrações da Quaresma e Semana Santa, o mês de maio, o Tríduo e Festa de Santo Antônio, o aniversário da capela em 14 de agosto, a Novena e Festa da Padroeira de 06 a 15 de setembro, a Novena do Natal em Família, o Natal das Comunidades no dia 23 de dezembro e o Tríduo da Epifania do Senhor, a Tradicional Festa de Reis.
Compõem as equipes de trabalho Dona Aurélia e Dona Dezinha, as animadoras da Comunidade, o Grupo de Oração do Terço dos Homens, os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, os Acólitos, a Pastoral do Dízimo, a Pastoral da Comunicação, os Catequistas de Crisma e Primeira Eucaristia, os Ministros da Palavra, o Ministério de Música São Francisco e o Coral Nossa Senhora das Dores.
A REFORMA
Visto que o espaço se encontrava pequeno e a comunidade estava aumentando em fevereiro de 2017 se iniciou em nossa Capela uma reforma, com o apoio e a ajuda de toda a comunidade.




Antes da reforma
Durante a reforma